Diferenças entre os protocolos POP3, IMAP e MAPI

Existem vários protocolos para o uso do email, seja webmail ou clientes locais como Outlook, Thunderbird, etc. Nesse artigo vamos ver as principais caracteristicas de cada um e suas vantagens e desvantagens.





POP3 (Post Office Protocol)

O protocolo POP3 ou Post Office Protocol foi criado em 1984, nos primeiros anos da internet. O funcionamento básico do POP3 é baixar os e-mails e criar cópias locais dos mesmos no seu computador, apagando os e-mails do servidor. Esse princípio de funcionamento foi pensando para quando, no inicio da internet, as conexões eram lentas e caras. Devido a essas características o protocolo POP3 é considerado um protocolo offline.


IMAP (Internet Message Access Protocol)

O protocolo IMAP ou Internet Message Access Protocol é o protocolo mais popular hoje em dia. Através dele, não é necessário ficar preso a apenas um cliente de e-mail, sendo possível ler os e-mails “na nuvem”, através de webmails ou clientes de e-mail como Outlook ou Thunderbird.

Comparado ao POP3, o IMAP consome mais banda de rede, pois esta sempre sincronizando as mensagens do servidor com o cliente atual de e-mail.

O protocolo IMAP permite o compartilhamento de caixas de e-mail entre vários usuários e também permite a pesquisa de mensagens direto do servidor.

Diferentemente do POP3, é possível compartilhar “flags” ou marcações das mensagens entre vários clientes de e-mail, pois a marcação é feita no servidor e não no cliente, como no caso do POP3.

Exemplo de cliente de email Mozilla Thunderbird:

Cliente de email Mozilla Thunderbird

MAPI (Messaging API)

O protocolo MAPI também conhecido como Messaging API é um protocolo proprietário desenvolvido pela Microsoft. Ele é usado como interface de comunicação entre as aplicações e o servidor Microsoft Exchange. Além de sincronizar e-mail, ele também sincroniza agenda, contatos, calendário e outros recursos de aplicativos ou clientes de e-mail.



SMTP

O SMTP ( Simple Mail Transfer Protocol ) é um protocolo simples para transferência de e-mails (apenas envio). Ele funciona em texto plano, podendo transferir mensagens para vários destinatários simultaneamente. Usa a porta TCP/25 ou TCP/465 (criptografada).

O SMTP começou a ser utilizado em 1980, com o Sendmail sendo um dos principais programas utilizados para envio de mensagens. Inicialmente, suportava apenas texto simples (ASCII), mas com o tempo, foram implementadas outras extensões como o MIME. Outra extensão bastante importante é o SMTP-AUTH que permite a autenticação dos emissores das mensagens, ajudando a combater o spam.