Diferenças entre RAID 0, RAID 1, RAID 5 e RAID 10

O sistema RAID (Redundant Array of Independent Disks) é usado para criar uma forma de armazenamento usando um conjunto de vários discos com o objetivo de aumentar a segurança e o desempenho.

O aumento do desempenho é obtido através da gravação e leitura simultânea em vários discos (divisão de dados), o que agiliza o processo.

O aumento da segurança é obtido através da gravação de uma cópia dos dados em vários discos (espelhamento) e caso um disco apresentar defeito, o outro continuará funcionando.

O RAID pode ser implementado tanto através de software quanto de hardware.

Na implementação via software, o sistema operacional é encarregado de controlar o RAID sem a necessidade de uma placa controladora. Esse modelo de RAID é mais barato porém o desempenho é inferior ao modelo controlado por hardware.

No controle via hardware, existe uma placa controladora responsável por gerenciar o RAID, fazendo toda a parte de processamento com controle de escrita e leitura dos dados. A placa controladora pode ser on-board ou off-board como SCSI ou PCI-E (PCI Express).

placa controladora raid off board.


RAID 0 (divisão de dados)

No RAID 0 os dados são escritos em faixas consecutivas e sequenciais que são divididos em cada um dos discos do conjunto (array). Com dois discos, por exemplo, cada disco terá metade dos dados, com três discos, cada disco terá um terço dos dados e assim por diante.

Essa divisão oferece melhor desempenho se comparado a discos individuais, pois a leitura e escrita ocorrerão com a carga de I/O (entrada e saída) dividida entre os discos.

Neste tipo de arranjo RAID não existe redundância dos dados, sendo de baixa confiabilidade.

modelo do sistema RAID 0.


RAID 1 (espelhamento)

No RAID 1 os dados são escritos de forma espelhada, isto é, todos os dados são gravados em todos os discos do arranjo. No caso de falha em um dos discos, os dados ficam preservados nos outros discos e permitem a continuidade da operação do sistema.

A desvantagem desse sistema é que o processo de escrita é um pouco mais demorando pois os dados terão que ser gravados em todos os discos do array.

modelo do sistema RAID 1.


RAID 5

O RAID 5 precisa de no mínimo de 3 discos para ser implementado. Neste modelo, os dados são divididos entre os discos assim como as informações sobre paridade. A paridade garante tolerância no caso de falha de um dos discos do array.

 modelo do sistema RAID 5.


RAID 6

O RAID 6 precisa de no mínimo de 4 discos para ser implementado. Esse modelo é parecido com o RAID 5 mas utiliza o dobro de bits de paridade, garantindo a tolerância a falha no caso de até 2 discos falharem.

A gravação dos dados é mais lenta no RAID 6 quando comparado com o RAID 5 devido ao dobro dos sinais de paridade que precisam ser gravados.


RAID 10

O RAID 10, também é conhecido como RAID 1 + 0, sendo uma combinação dos níveis 1 (espelhamento) e 0 (divisão de dados). Esse modelo precisa de no mínimo 4 discos, onde cada par será espelhado (RAID 1), e os pares serão distribuídos (RAID 0).

Nesse modelo até metade dos discos pode falhar simultaneamente (desde que não falhem os discos de um mesmo lado do "espelho"), sem que ocorra a perda de dados.

 exemplo do RAID 10 ou RAID 1 + 0.