Diferenças entre redes LAN, MAN, WAN, SAN, PAN, WWAN, RAN, CAN.

Existem vários tipos de redes de comunicação, sendo que a abrangência e o meio de comunicação de cada uma será o responsável por sua nomeclatura. A seguir veremos os principais tipos de redes e onde são utilizadas.






PAN (Personal Area Network)

A rede PAN é uma rede pessoal de curta distância (até 10 metros) sendo usada para conectar dispositivos pessoais como celulares, computadores, smartwatches, etc. As conexões da rede PAN são feitas usando o Bluetooth, infra-vermelho ou usb.


LAN (Local Area Network)

A rede LAN também é conhecida como rede Local, sendo o tipo mais comum de rede. A rede LAN é usada em pequenas empresas, escolas e até residências com vários micros. Seu alcance é limitado, por isso o seu nome ser rede "local". Ela pode ser ligada a internet ou ficar isolada compartilhando apenas recursos locais, como impressoras.


SAN (Storage Area Network)

A rede SAN é usada para armazenar dados, fazendo uso do acesso em baixo nível, assim como é usado internamente nos discos SCSI e SATA. O meio físico utilizado é a fibra ótica, fazendo a ligação entre computadores e dispositivos de storage. Outra alternativa de conexão é o uso do iSCSI, que usa o mesmo conjunto de comandos SCSI sobre TCP/IP.


CAN (Campus Area Network)

A rede CAN é usada para interligar computadores localizados em diferentes edificações de um mesmo complexo institucional como por exemplo, universidades ou condomínios.


MAN (Metropolitan Area Network)

A rede MAN é uma rede que abrange uma cidade ou região metropolitana. Um exemplo seria uma empresa com varias filiais espalhadas por uma cidade e que são interconectadas formam um rede MAN.


WMAN (Wireless Metropolitan Area Network)

A rede WMAN é parecida com a rede MAN só que não possui fios. A rede WMAN é mais conhecida como WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access).


RAN (Regional Area Network)

A rede RAN cobre uma região geográfica específica, normalmente usa conexão via fibra ótica. Elas são maiores que as redes MAN mas são menores que as redes WAN.


WAN (Wide Area Network)

A rede WAN é formada por um conjunto de redes locais que se interligam formando uma rede maior cuja abrangencia pode ser um país ou um continente. A internet é um exemplo de rede WAN.


WWAN (Wireless Wide Area Network)

A rede WWAN é uma rede de longa distância sem-fio, sendo usada por operadoras de telefonia para criar suas redes de transmissão, como CDMA, GSM, HSPA, 3G, etc.