Diferenças entre unicast, broadcast, multicast e anycast

A comunicação em uma rede local ou na internet pode variar na quantidade de emissores e receptores das informações. Veremos a seguir uma descrição dos metodos de comunicação mais usados e suas principais vantagens e desvantagens.






Unicast

Na transmissão unicast, a informação é enviada de um remetente para um destinatário (um para um) . Exemplos de protocolos que usam transmissões unicast: HTTP, FTP, SMTP.

comunicação de rede em unicast.



Multicast

Na Comunicação multicast a informação é enviada de um remetente para múltiplos destinatários (um para muitos).

Um exemplo de transmissão multicast é a transmissão de vídeo em uma videoconferência, onde cada participante precisa se conectar a um ponto central, e a partir daí, podem se comunicar com todos os outros.

comunicação de rede em multicast.



Broadcast

O broadcast é um método de envio de pacotes para todos os destinatários em uma rede ao mesmo tempo (um para todos). O escopo (abrangência) das mensagens de broadcast será limitado pelo domínio do broadcast, que é um segmento dentro da rede em que computadores conseguem se comunicar sem precisar de um roteador para direcionar os pacotes.

Como exemplo de uso do broadcast temos o protocolo ARP (Address Resolution Protocol) que usa broadcast para enviar mensagens de descoberta de hosts.

comunicação de rede em broadcast.



Anycast

O Anycast é uma forma de encaminhamento onde os dados são enviados para o destino mais próximo ou o melhor destino, definido pelo roteamento da rede.

O roteamento anycast normalmente é feito usando o protocolo BGP, onde vários destinos com uma mesma faixa de ip podem estar geograficamente distantes um dos outros. Os pacotes são direcionados para o ponto mais próximo, ou em caso de falha, o ponto mais próximo que esteja disponível no momento.

O anycast é muito utilizado para prover serviços de CDN (Content Delivery Network) que funcionam como "balanceadores de carga" e protegem contra ataques de negação de serviço (DDOS), devido ao fato de distribuir o tráfego em vários servidores, em vários países.

comunicação de rede em anycast.