Como funciona a Computação em Nuvem

A computação em nuvem ou cloud computing fornece meios de acessar os aplicativos pela Internet, virtualizando toda a parte de infraestrutura e software necessária para o funcionamento dos serviços online.





Conceito de nuvem

O termo Cloud ou nuvem refere-se a uma rede ou hardware virtual que esta localizada em um local remoto. Ela pode ser pública ou privada e oferecer serviços para um grupo de pessoas especificas ou para todos na internet. A maioria das pessoas ja usa serviços em nuvem sem perceber, como por exemplo, serviços de e-mail (webmail), webconferência, jogos, streaming de vídeos, etc. Os exemplos mais populares incluem Drop Box, Spotify, iCloud e Google Docs , onde os usuários podem criar e editar documentos online, ouvir músicas e armazenar aquivos, tudo feito através do navegador.


Computação em nuvem.

O conceito de Cloud Computing surgiu no ano de 1950 com a implementação de computadores mainframe, acessíveis via thin / static clients. Cloud Computing refere-se a acessar ou utilizar os recursos de hardware e software remotamente. Os recursos oferecidos pode ser desde um servidor virtual completo, armazenamento online (webstorage), aplicações prontas para uso, etc.

A computação em nuvem oferece independência de plataforma, pois o software não precisa ser instalado localmente no computador, ou seja, é possível executar aplicativos complexos utilizando um celular. Além disso os recursos são alocados conforme a demanda, sendo mais fácil a escalabilidade de hardware. O hardware por sua vez, pode estar distribuído geograficamente de maneira transparente para o usuário final.


Modelos de Implantação

A nuvem pode ter basicamente três tipos de acesso: Público, Privado, Híbrido.

Nuvem pública

A nuvem pública permite que sistemas e serviços sejam facilmente acessíveis ao público em geral, sendo menos segura devido à sua abertura.

Nuvem privada

A nuvem privada permite que sistemas e serviços sejam acessíveis dentro de uma empresa, sendo mais seguro por causa de sua natureza privada.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida é uma mistura de nuvem pública e privada, na qual as atividades críticas são realizadas usando a nuvem privada, enquanto as atividades não críticas são realizadas usando a nuvem pública.




Modelos de serviço

A computação em nuvem é baseada em modelos de serviço divididos em três modelos básicos: Infraestrutura como serviço (IaaS), Plataforma como serviço (PaaS) e Software como serviço (SaaS).

Infraestrutura como serviço (IaaS):

IaaS (Infraestrutura como serviço) é uma infraestrutura de computação instantânea, provisionada e gerenciada pela Internet, podendo ser aumentada ou diminuída conforme a demanda, sendo por isso mais econômica do que investir em hardware proprietário. Os recursos são oferecidos como um componente de serviço separado e você só pode alugar um específico pelo tempo que precisar.

Plataforma como serviço (PaaS):

PaaS (Plataforma como serviço) é um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com suporte ao ciclo de vida completo de um aplicativo: compilação, teste, implantação, gerenciamento e atualização. Com isso, você reduz gastos com licenças de software de desenvolvimento. Através do PaaS você pode fornecer tudo, de aplicativos simples baseados em nuvem a sofisticados aplicativos gerenciais. Assim como IaaS, PaaS inclui toda infraestrutura necessária (servidores, armazenamento e rede), além de ferramentas de desenvolvimento, serviços de business intelligence ( BI ), sistemas de gerenciamento de banco de dados ( SGBD ) e muito mais.

Software como Serviço (SaaS):

O SaaS (Software como Serviço) disponibiliza aplicativos baseados em nuvem pela Internet, como por exemplo email, calendário e ferramentas do Office (como Google Docs). Você pode alugar o uso de software para sua empresa e usá-la através de navegadores web, não precisando se preocupar em adquirir licenças de software ou infraestrutura adequada, tendo um custo inicial baixo. O SaaS pode incluir elementos de PaaS e IaaS.