Tutorial Linux - comando alias

O comando alias é utilizado para definir apelidos (atalhos) para os comandos do Linux pelo terminal. Pode ser usado com um comando simples ou para juntar mais de um comando. Alguns já são configurados automaticamente nas principais distribuições.



Verificando os alias existentes

A maioria das distribuições linux já vem com alguns alias configurados. Por exemplo, quando você executa o comando ls, ele mostra os tipos de arquivos com cores diferentes: normalmente pastas ficam em azul, aquivos executáveis ficam em verde, atalhos em azul claro, etc. Essa opção de mostrar cores por tipo de arquivo é definido no seguinte alias : "ls --color=auto". Para verificar todos os alias configurados por padrão, digite no terminal:

alias

Criando um alias para limpar a tela

Para criar um novo alias, basta digitar no terminal o comando: alias nome_do_atalho='comando'. Para criar um alias chamado "c" para limpar a tela do terminal (comando clear), digite:

alias c='clear'

Agora em diante quando quiser limpar a tela , basta digitar "c" no terminal.

Criando um alias para ver o histórico (history) dos comandos

Para ver o histórico dos comandos anteriormente digitados, usamos o comando "history". Vamos criar um alias para que toda vez que digitarmos "h" no terminal o comando "history" seja executado. Para isso digite:

alias h='history'

Usando o alias para corrigir erros de digitação

Quem conhece um pouco de DOS sabe que o comando "cd" do DOS é bem parecido com o do Linux. Uma diferença que existe é que para voltar um diretório, no DOS você deve digitar "cd.." , já no Linux o correto é "cd .." (com espaço). Para fazer o Linux aceitar os dois comandos, basta criar o seguinte alias:

alias cd..="cd .."

Agora toda vez que você "errar" o comando, escrevendo "cd..", o alias vai substituir por "cd .."


Criando um alias para limitar o número de pings

No Linux, quando você usa o ping, o comando só termina quando você aperta Ctrl + c. Para deixar o ping parecido com o DOS, onde o ping é executado somente quatro vezes por padrão, crie o seguinte alias:

alias ping="ping -c 4"

Como executar o comando original

Caso você queira executar o comando original e ignorar o alias temporariamente, basta digitar "\" antes do comando. No caso so alias do ping, ficaria assim:

\ping www.google.com

Removendo um alias usando o unalias

Para remover um alias já criado usamos o comando unalias seguido do nome do alias que queremos remover. Se quiser remover o alias ping criado anteriormente, digite:

unalias ping

Removendo todos os alias criados

Para remover todos os alias que você criou e os alias que já estavam configurados por padrão no sistema digite:

unalias -a