Tutorial Linux - comando apt-cache

O comando apt-cache é usado para pesquisar pacotes e suas dependências.


Listar todos os pacotes disponíveis para instalação.

O comando abaixo procura nos repositórios todos os pacotes disponíveis para instalação e retorna uma lista com o nome deles.

apt-cache pkgnames

Pesquisar um pacote específico.

Para pesquisar o nome de um pacote deve ser usando o parâmetro "search" junto com o comando apt-cache. No exemplo abaixo, é feita uma pesquisa sobre o editor de texto "vim".

apt-cache search vim

Mostrar as informações sobre um pacote.

Antes de instalar um pacote, você pode pesquisar maiores informações sobre ele usando o parâmentro "show" junto com o comando apt-cache. Será exibido um relatório com varias informações sobre o pacote, como número da versão, dependências, nome do arquivo, além de uma descrição resumida sobre o mesmo.

apt-cache show vim

Como verificar as dependências de um pacote.

Usando o parâmetro "showpkg" você pode verificar as dependências de um pacote e saber se já estão instaladas ou não. O comando abaixo verifica todas as dependências do pacote "vim".

apt-cache showpkg vim

Como verificar as estatísticas do cache

Quando você instala um pacote no linux, ele armazena no "cache", que nada mais é que um diretório. Usando o parâmetro "stats" vai mostrar as estatísticas do cache, como o total de arquivos em cache e o tamanho do cache em uso.

apt-cache stats